Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Schefflera succinea Frodin & Fiaschi EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 11-06-2012

Criterio: B1b(i,ii,iii)+2b(i,ii,iii)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Schefflera succinea é uma espécie arbórea ocorrente em Florestas Montanas a cerca de 1.800 m de altitude no Estado do Rio de Janeiro. Tem uma EOO de 3.483,69 km² e menos de 500 km² de AOO. A espécie se desenvolve em regiões montanhosas que, apesar da grande altitude, têm como ameaças o desenvolvimento agrícola e a expansão urbana. Devido a sua distribuição restrita, à especificidade de habitat e às ameaças incidentes neste, S. succinea encontra-se "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Didymopanax acuminatus Marchal;

Família: Araliaceae

Sinônimos:

  • > Schefflera succinea ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em World Checkl. & Bibliogr. Araliaceae 379. 2004. Schefflera succinea pode ser diferenciada das demais espécies do Sudeste pelos folíolos com lâmina completamente glabra, ápice cuspidado a longamente caudado e base obtusa e os peciólulos alongados(4,5-6,2 cm), com uma articulação distal evidente (Fiaschi; Pirani, 2007).

Distribuição

Espécie endêmica das florestas montanas ao norte da Serra do Mar, em Macaé de Cima e Santa Maria Madalena (Pedra do Desengano); a aproximadamente 1800 m de altitude (Fiaschi; Pirani, 2007; Fiaschi, 2012).

Ecologia

Árvore perene, endêmica das florestas montanas do norte da Serra do Mar; fértil de agosto a janeiro (Fiaschi; Pirani, 2007)

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes O Estado do Rio de Janeiro apresentava 98,59% de sua área coberta por FlorestaAtlântica. No entanto, assim como no restante do território brasileiro, estaformação vem sofrendo ao longo dos séculos um intenso processo de fragmentaçãoe redução, especialmente devido a sua localização. As florestas do Estado doRio de Janeiro estão entre as mais ameaçadas, já que cobrem atualmente menos de20% da área florestal original (Fonseca,2009).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Citada no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA 2008).

Referências

- FIASCHI, P.; PIRANI, J. R. Estudo taxonômico do gênero Schefflera J.R. Forst. & G. Forst. (Araliaceae) na região sudeste do Brasil., Boletim Botânica da Universidade São Paulo, v.25, p.95-142, 2007.

- FIASCHI, P. Schefflera succinea in Schefflera (Araliaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB005145>.

- FONSECA, R.N. Estrutura e composição florística do estrato arbóreo em um trecho de floresta ombrófila densa submontana no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Guapimirim, RJ. Monografia. : Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2009.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Schefflera succinea in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Schefflera succinea>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 11/06/2012 - 18:50:23